AEROPORTO DE PARELHEIROS: Secretaria nega permissão para construção em área de manancial

Foto: Cidade Aberta

Do site Cidade Aberta

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano indeferiu um pedido da empresa Harpia Logística para a emissão de um documento que permitiria a construção de um aeródromo particular em Parelheiros, zona sul de São Paulo. A decisão de negar à empresa a emissão da certidão de uso e ocupação do solo para o terreno onde se pretende construir o aeroporto foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial. Veja a publicação.

A Fazenda da Ilha, terreno escolhido para o empreendimento que atenderá somente jatos executivos e companhias de táxi aéreo, está localizada em uma área de proteção aos mananciais importantíssima para o abastecimento da cidade de São Paulo, próxima à várzea do Rio Embu-Guaçu – principal formador da Represa de Guarapiranga. Além disso, o móvel também é vizinho de uma unidade de conservação e está em rota migratória de aves.

Movimentos e lideranças da zona sul também temem a abertura de acessos ao Rodoanel para garantir a viabilidade econômica do empreendimento, desrespeitando o licenciamento do trecho sul da rodovia. O grupo está produzindo um manifesto contra a instalação do aeródromo em Parelheiros.

 

Entenda a polêmica

Há duas semanas, diversos veículos da imprensa noticiaram que a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República aprovou a construção de um aeroporto no bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, será o primeiro aeroporto privado do Brasil responsável por operar voos da aviação geral (pousos e decolagens de jatos executivos e companhias de taxi aéreo)

O aeródromo sob responsabilidade da Harpia Logística terá aproximadamente quatro milhões de metros quadrados, uma pista de 1.830 metros – extensão superior à de Congonhas ou Santos Dumont – e poderá receber até 156 mil pousos e decolagens por ano. Ainda serão criados 33 lotes destinados à implantação de hangares, com 491 mil metros quadrados de área. O aeroporto deve receber aproximadamente R$ 1 bilhão em investimentos e deverá iniciar suas operações até o fim de 2014.

Segundo o governador do estado, Geraldo Alckmin, “é um  investimento importante que São Paulo precisa para atender ao desenvolvimento e à demanda crescente”, mas ativistas e moradores da zona sul pensam diferente.

“A quem interessa essa obra? Quem se beneficiará disso? Como explicar que há décadas o Estado (Prefeituras, Gov. Estadual e Federal), despejam bilhões de recursos públicos  para tentar conter o processo de ocupação e degradação dos mananciais e agora autoriza um campo de pouso para helicópteros e táxi aéreo e cargas, que pode colocar tudo a perder?”, questionam representantes do Espaço de Formação Assessoria e Documentação, do Movimento Garça Vermelha (Mogave) e do Instituto Biguá Eco-Estudantil (Ibeco).

 

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Comments
10 Responses to “AEROPORTO DE PARELHEIROS: Secretaria nega permissão para construção em área de manancial”
  1. victor disse:

    Pessoal, vamos deixar de papo pra lá ou pra cá.
    A questão fundamental é a seguinte: a área a ser devastada está situada em ARO(área de restrição à ocupação) e que pela lei 12.233 é uma área de especial interesse para a preservação, conservação e RECUPERAÇÃO dos recursos naturais da Bacia.
    Então, de forma não clara e bastante nebulosa, mais uma vez irão passar por cima da lei, no interesse puramente econômico.

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    • CmteSousa disse:

      E interesse social! A construção de um novo aeroporto nessa regiao por consequente levará um grande investimento economico. Com esse pensamento de preservação ambiental???…… dessa forma o pais não desenvolve pelo menos nesse setor que está horrivel por interesse de poucos.!!!

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  2. eliane disse:

    isso sem dizer que ninguém fala das pessoas que moram aqui,eu mesma sou uma moradora que vou ter que sair e nem sei o quando vão pagar pela minha casa ,se é que vão pagar alguma coisa ,e também os animais que tem nessa região como famílias de macacos ,tucano cobras pássaros e muito mais,outras especies de animais que vão sabe deus pra onde ou muitos morreram.é uma pena que estão vendo só o dinheiro que o governo vai ganhar para o bolso desses políticos ladroes…

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  3. Luiz disse:

    Todos nós precisamos parar para pensar um pouco. Pois não estamos usando a nossa inteligência. Eu moro em Taboão da Serra, mas costumo fazer passeios de 50,60,80 kilometros de Bike por esta região. Usando o percurso do Rodoanel, vejo tudo degradado. Não foi feito o replantio ou reflorestamento a beira do Rodoanel como foi prometido. São um bando de sangue sagas. Esse lixo de politicos do PSDB, PMDB e até alguns politicos do PT. São verdadeiros lixos. Esta turma não tem compromisso algum com as gerações futuras. Não pensam em seus filhos, netos, bisnetos, etc.. assim como o nosso governador prometeu. Mas não cumpriu não fez o replantio ou reflorestamento a beira do Rodoanel. A pista esta toda esburacada em alguns trechos. As nascentes no Rio Embu Mirim, Guarapiranga, estão com esgoto sendo despejado dentro destas nascentes. Poucas pessoas sabem, mas a represa a Guarapiranga tem nascentes em Itapecerica da Serra. As obras do senhor Mario Covas e Alkminn os mesmos que agora receberam denuncias de subfaturarem as obras do metro em R$ 420 milhões de reais, são os responsaveis pelas obras do Rodoanel. Esta mesma obra que construida as pressas, para sanar gargalos, ou problemas de infraestrutura que em nosso país é resolvido sem planejamento, sempre na ultima hora. Agora é favor do novo aeroporto de parelheiros. Ele disse em uma entrevista que o aeroporto significa desenvolvimento. Agora eu pergunto, a quem interessa este aeroporto? Senão um dos maiores acionista do grupo Camargo Correa, o filho do presidente da Fiesp, etc.. Quer dizer eles iram novamente destruir mananciais, nascentes, ecossistemas inteiros iram para o lixo. Tudo em nome de um falso desenvolvimento. Cade os politicos inteligentes e contrários a estas licensas ambientais? Eles não fazem isso, porque muitas vezes são comprados na epoca de eleicões por estas incorporadoras. Eles trabalham para elas. Não para o povo. Se alí estivesse sido planejado a criação de lotes populares para o povão, com certeza não sairia nunca autorização alguma. Com isso não quero dizer que defendo alí lotes populares, devido a falta de concientização do povo, que sempre quer tudo muito facil, sem esforço. Não procuram participar da politica. Vivem preocupados somente com Coringão, Copa do mundo e um outro monte de besteira. Mas nós que estamos de olhos abertos e queremos manter os mananciais. Que não queremos beber esgoto puro. Que não queremos ter serios problemas climaticos no futuro, temos que levar milhões de pessoas as ruas contra a obra deste aeroporto. Contra o governador, presidente da Fiesp e contra a incorporadora. Quem conhece a região sabe do desastre que esta obra vai causar. Alí com certeza alguns politicos estão levando o deles para não baterem contrario a obra deste aeroporto. Como fizemos a meses atrás vamos levar milhões as ruas contra este aeroporto. Voce bebe agua de onde? Billings, Guarapiranga? Então voce esta convidado a compartilhar com varias pessoas esta convocação. Precisamos nos unir contra esta corja. Cobrar do Alkminn a compensação ambiental do Rodoanel, cobrar do Alkminn seriedade.

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    • Gente vamos compartilhar esta noticia. Precisamos levar milhões as ruas contra as obras deste aeroporto em paralheiros. Vai destruir mananciais, destruir ecossistemas. Precisamos deixar o Coringão de lado e acordamos para o que realmente interessa. Se no futuro não queremos beber esgoto puro.

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  4. Salatiel disse:

    Sindrome de vira-latas ,pessoas que fizeram de tudo contra o rodoanel e hoje usamo rodoanel , são pessoas assim que brecam o crescimento do Brasil , se fosse nos tempos de hoje , não haveria a Usina de Itaipu e nós estariamos no escuro aqui em SP ou teriamos Usinas termoeletricas em funcionamento(vide caso das usinas de girau e belo monte…..deveriamos deixar aquele canto do Brasil no escuro e no meio do mato e queria ver se iria ter AMBIENTALISTA querendo viver por lá) não teriamos o aeroporto de Guarulhos e nem a ponte Rio-Niteroi , nem Rodovia dos Imigrantes , ponte do Mar Pequeno e nem marginal Tiete/Pinheiros. esses que se dizem preocupado com o meio ambiente não entendem nada e só ficam atrasando os projetos atras de gordas indenizações e depois aceitam tudo……. e atrasam cada vez mais o nosso país.

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    • Fabiano disse:

      Concordo totalmente, fazer favela e jogar o esgoto direto na Billings e Guarapiranga pode, agora fiacam com essa hipocrisia.

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      • Fabiano disse:

        Ficam, não “fiacam”

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        • MARCOS MESSIAS disse:

          FABIANO, BOA TARDE

          MARCOS,
          CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE, A AREA EM QUESTAO EH UMA AREA DE EUCALIPTOS PARA CORTE, NAO TENDO NADA A VER COM AS AGUAS EM QUESTAO , PERCEBEMOS CLARAMENTE QUE EH UMA POSIÇAO POLITICA.
          POIS ESTAO DEVENDO PARA A REGIAO, HOSPITAL PARELHEIROS, PARQUE ECOLOGICO JACEGUAVA E A PROPRIA ABERTURA DO RODOANEL.
          FORA UMA FATEC OU MESMO UMA UNIVERSIDADE PARTICULAR OU FEDERAL, ENTRE OUTROS.
          SE ESTA IDEIA NAO FOR PARA A FRENTE AGORA , ADEUS DESENVOLVIMENTO PARA ESTA REGIAO, QUE SO NAO FOI ESQUECIDA POR DEUS.
          PELOS POLITICOS EH UM REDUTO COM APROXIMADAMENTE 3 MILHOES DE PESSOAS QUE SO SAO LEMBRADAS EM ELEIÇOES.

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          • victor disse:

            Então vc acha que em lugar de eucaliptos, se pode asfaltar impermeabilizando uma grande área?
            Porque os empreendedores desse aeroporto, com o bilhão previsto não o aplicam no que vc mesmo esta cobrando (hospital/pq. ecológico, etc)? Naturalmente vc. sabe ($$$$$$$$)

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